Considerado por profissionais da área como um dos melhores projetos que já existiram, a serie Midnight Lace tem sua historia iniciada em 1966, quando um jovem engenheiro naval e aspirante a yacht designer abriu seu escritório, ansioso por entrar no campo de yacht design.
Morando em Mystic, Connecticut, ele tinha um bom emprego, projetando submarinos nucleares numa empresa chamada Electric Boat Company e utilizava parte de seu tempo na supervisão de construções e modificações de barcos.
Este jovem tratava-se do extraordinário Tom Fexas, (falecido em 06/12/2006, aos 65 anos), que observando as embarcações, se via desenhando barcos melhores do que aqueles que existiam na época.
Desde muito jovem, ele tinha uma grande admiração por dois projetos existentes: os “commuter boats” utilizados na pré II Guerra Mundial e os “PT boats” utilizados na II guerra mundial. ELCO fabricou a maioria dos famosos “PT Boats” utilizados na II Guerra Mundial e, após a guerra, continuou com a fabricação de “mini PT Boats” para recreio. Em 1956, quando ainda era adolescente, Tom Fexas trabalhou como ajudante do capitão de um “Commuter Boat” de 62 pés chamado “Go-Go” e nos anos 60 e 70 ele tinha um Elco 35 pés 1948 seguido por um Elco 40 pés 1946. Infelizmente ELCO fechou as portas no ano de 1949.
É, portanto, a experiência a bordo do “Go-Go”, a extensa observação dos “PT Boats” e a propriedade dos dois ELCO “mini PT Boats” que levou a concepção do primeiro Midnight Lace Express Cruiser, batizada assim graças a um filme de Alfred Hitchcock exibido nos anos 60. Tomando emprestado elementos de design dos commuters, PTs e Elcos com uma boa dose de novas idéias e uma forte convicção, foi concebido o anteprojeto do Midnight Lace 52 pés. Porem não havia, ainda cliente para este novo projeto mas Tom emoldurou este perfil e o pendurou na parede de seu studio, sonhando um dia construir aquele barco.
Já em 1975, com a crise do petróleo, econômicas embarcações de longo alcance (a maioria das pessoas chamavam de “Trawlers”) tornaram-se muito populares. Nesta época Tom foi procurado por um cliente interessado num projeto de uma serie de trawlers. Enquanto conversavam sobre os trawlers os olhos do cliente não se desviavam do quadro onde estava a Midnight Lace 52 pés. Ele perguntou sobre aquele barco e Tom contou-lhe a historia. Fascinado com design que prometia alta velocidade com a eficiência de um trawler, o cliente decidiu construir o protótipo do Midnight Lace, porem com 44 pés.
Após a conclusão do projeto, saíram à procura de um estaleiro que construísse aquele protótipo. A melhor oferta veio de um estaleiro em Stuart, Florida, chamado Matlack Yacht Builders (atualmente chamado Stuart Yacht Builders). Tom sentiu a necessidade de acompanhar a obra de perto, então em novembro de 1977, quando se iniciava a construção do protótipo, Tom demitiu-se de seu bem remunerado emprego na Electric Boat Company e mudou-se para Stuart, Florida.
O protótipo ficou pronto em 10 meses e a tempo de ser apresentado no Fort Lauderdale Boat Show, graças a um grande esforço dos construtores. A performance do barco superou as expectativas proporcionando alta velocidade com a economia de um trawler, o que chamou a atenção de 2 grandes brokers, que representavam um estaleiro de Hong Kong, estaleiro este, que se interessou em iniciar a construção de uma serie Midnight Lace 52 pés, baseado no desenho original concebido em 1973.
Desde então 45 modelos diferentes de Midnight Laces já foram produzidos em serie no mundo, alem dos personalizados.
No Brasil, já produzimos as Midnight Lace 37 pés, Midnight Lace 40 pés e a custom Midnight Lace 65 pés, alem de vários moldes para produção de Midnight Laces em estaleiros americanos.
A produção dos Midnight Lace chegou a ser interrompida nos anos 90 mas logo foi obrigada a voltar com versões 52 pés e 44 pés, devido a grande procura. Mas os novos modelos tiveram que ser levemente ajustados na boca para se adaptar a padrões atuais de mercado, sem alterar o estilo e as características que fizeram da serie Midnight Lace uma lenda e escreveram o nome de Tom Fexas na historia da industria náutica mundial.
Marcos Lodi
Arquiteto Naval e Yacht Designer
www.lodidesign.com.br