Muitas vezes fomos questionados sobre a utilização de um projeto para construção única (one-off) em uma produção seriada de embarcações em composites de fibra de vidro.
Este questionamento ocorre geralmente quando um interessado deseja se isentar do alto custo de um projeto exclusivo e próprio para a produção seriada.
Para esclarecer estas duvidas resolvi fazer uma breve comparação:
Projeto para construção amadora One-off:

Construção amadora

Construção amadora

Construção amadora
São desenvolvidos visando à praticidade e facilidade na construção da embarcação. Esses projetos são próprios para construir uma embarcação apenas, sem a necessidade de moldes, gabaritos de corte e montagem, e outros ferramentais normalmente necessários para uma serie de alta demanda.
Na estética desses projetos, procuramos eliminar frisos e outros detalhes que dificultam em muito a construção.
Como uma construção única geralmente é feita de dentro para fora e, após o processo de laminação das camadas externas de um casco, por exemplo, temos que considerar, em sua estrutura, o material que será removido e acrescentado durante o processo de lixamento e acabamento externo alem de que, se fosse um casco para produção seriada, em certos tamanhos de embarcações , não se justifica uma estrutura sandwich, que se justifica, no caso de uma construção one-off, por ser um método extremamente fácil, rápido e de baixo custo de construção, necessitando de um mínimo de ferramentas para construir o barco.
Todos os membros estruturais são desenvolvidos de forma a se utilizar placas planas e retas, possibilitando a aquisição das mesmas em forma de kits elaborados por empresas ou profissionais especializados, caso o construtor amador não esteja disposto a construir ele mesmo esses elementos, seja movido pelo desejo de agilizar a construção ou mesmo por comodidade, mesmo sendo a construção desses elementos de uma extrema facilidade.
O custo dos planos de construção nesta categoria são baixos por se tratar de um custo relativo á autorização para se construir apenas uma unidade de embarcação e as horas de desenvolvimento do projeto já foram alocadas, tendo o Studio apenas o trabalho de registrar, com o nome do adquirente, a autorização de construção daquela embarcação em cada plano pertencente ao escopo de fornecimento.
Projeto para construção profissional customizada One-off:

Construção one-off custom

São desenvolvidos geralmente por encomenda de um cliente que deseja uma embarcação customizada, geralmente de maior porte, acima de 30 pés de comprimento.
Embora sejam construídos sem molde, como na construção amadora, os barcos construídos tem detalhes mais complexos que exigem um maior domínio das técnicas de construção.
São desenvolvidas com anteprojeto sob a aprovação do adquirente do projeto e não podem ser reproduzidas sem a autorização, tanto do projetista, que detém o direito autoral, quanto do cliente que encomendou o projeto.
Projeto para produção seriada:

Produção

Produção

Produção

Produção

Produção
Estes são mais complexos e requerem maiores estudos, pois o sucesso de uma serie depende de seu desenvolvimento.
Devem ser estudados o mercado, as tendências e os processos produtivos, enfim deve ser realizado um trabalho de engenharia de produto e processo.
No projeto se leva em consideração inúmeros fatores que melhoram a qualidade no produto, com o menor custo possível, através de moldes e ferramentais de montagem, corte e acabamento, sem falar no fator estético, que deve ser estudado para acompanhar e até ultrapassar tendências, posicionando o estaleiro na vanguarda.
Tudo isso devido à preocupação em atender a um publico cada vez mais exigente com fatores como estética, preço, economia, segurança, performance e mesmo assim gerar lucratividade ao estaleiro.
Um projeto para produção seriada leva meses e até anos para entrar no mercado, pois requer muito tempo de desenvolvimento a custo de pessoal de nível de engenharia.
Nada mais vergonhoso para um fabricante do que copiar um casco ou mesmo modificar um barco existente e apresentá-lo como um novo modelo, sem um desenvolvimento técnico baseado nesses estudos. Já acompanhamos centenas de fiascos semelhantes a esses em nossas mais de três décadas de carreira. Tudo isso pela falta de ética e competência para se chegar aonde deseja sem tentar pegar atalhos ilusórios, porem isto é assunto para uma outra postagem.
Projeto one-off convertido para produção seriada:
Em alguns casos, clientes de projetos de estoque tanto amadores quanto profissionais, se apaixonam por um projeto one-off ao ponto de desejar produzi-lo em serie, houve muitos casos de construtores amadores que se tornaram grandes fabricantes.
Nesses casos o caminho correto é solicitar ao projetista uma adaptação daquele projeto para permitir uma produção seriada.
Normalmente se altera a pobre estética de um projeto one-off, para agradar o maior publico possível daquele seguimento proposto, alem de se alterar completamente a estrutura.
O que não se deve fazer é tentar comercializar em escala, um barco que foi desenvolvido para one-off, pois o mesmo seria, alem de ilegal, devido aos direitos autorais do projetista, ele seria muito pesado, caro e difícil de ser fabricado por moldes, o que seria desastroso para um iniciante do segmento.
Não falta solução para isto. É de interesse do projetista o sucesso de um projeto e os custos de desenvolvimento podem ser negociados de varias formas, incluindo a transformação desses custos em royalties. Assim ganham todos: o estaleiro que só irá pagar por barco fabricado, o projetista que receberá por barco fabricado e o consumidor que terá acesso a um produto que foi fruto de um desenvolvimento serio e sem aventuras desvairadas por parte de um construtor inescrupuloso.
Marcos Lodi
Arquiteto Naval e Yacht Designer
www.lodidesign.com.br